quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parafuso se solta de hélice de avião e quebra janela de passageiro


Qualquer barulho inesperado em um avião no ar já pode ser amedrontador. Agora imagine descobrir que o estouro alto que os passageiros ouviram foi causado por um parafuso que se soltou da hélice e ficou preso em uma das janelas da aeronave! Essa é a história de um passageiro da companhia aérea Air Canada.
As fotos do parafuso alojado na parte de fora da janela do avião, de modelo Bombardier Dash 8, foram publicadas pelo passageiro, identificado apenas como Skips_LegDay, no Reddit, nesta quarta-feira. "No meio do meu voo ouvi um barulho alto, olhei pela minha janela e vi um parafuso que saiu da hélice e quebrou o vidro exterior", explicou o rapaz.
Segundo ele, os passageiros ficaram muito nervosos quando descobriram o motivo do barulho e tiraram várias fotos da janela. Ao ser informado sobre a situação, o piloto da aeronave informou que eles não teriam nenhum problema até o pouso porque a cabine é pressurizada. "Fiz questão de esperar o piloto descer. (A peça) se chama parafuso rotativo e há 12 deles na hélice. Ele disse que ele e a tripulação nunca viram algo assim em 25 anos de profissão. A Bombardier (fabricante do avião) também nunca registrou um caso assim. Eles acham que o parafuso foi atingido pela hélice depois de se desprender, já que as rotações dele próprio não são altas o suficiente para lançá-lo até a janela com tanta força. Caso contrário, o parafuso teria sido apenas sugado pela hélice", explicou o jovem.

Ainda durante a conversa com o piloto, o passageiro foi informado que a aeronave tem cerca de 20 anos, o que seria a metade de seu tempo de uso para voos comerciais.
Procurada pelo Daily Mail, a empresa confirmou o caso e afirmou que a aeronave já foi encaminhada para reparo. "O parafuso atingiu a janela exterior (de duas janelas de acrílico), que resultou em um pequeno buraco na parte externa da janela - o interior não foi afetado. Não houve emergência declarada no ar e o avião pousou em segurança e sem incidentes. Este é um incidente muito raro e a nossa equipe de manutenção em Vancouver já inspecionou a aeronave e está fazendo os reparos necessários. Pedimos desculpas aos nossos passageiros por qualquer preocupação que esse incidente possa ter causado", informou a Air Canada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário